No blog http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com.br/ encontrará o meu espaço web

terça-feira, 18 de agosto de 2015

O mundo novo da literatura digital




Literatura século 21 – um mundo ilimitado
A Humanidade sempre teve artistas, pessoas inspiradas e capazes de se expressarem por sinais e sons entre seus contemporâneos. Gradativamente evoluiu e assim aprendeu a desenhar em paredes de cavernas e provavelmente em outros ambientes. As profundezas da Terra ainda poderão mostrar muito assim como monumentos, pirâmides e, sem esquecer, nos cemitérios mais antigos, onde ritualmente aqueles que trabalhavam com os restos mortais de amigos e amigas, reis, sacerdotes e guerreiros criavam ambientes que imaginavam agradar espíritos ou afugentar aqueles indesejáveis.
Com o tempo, há milhares de anos, placas de pedras e barro, provavelmente também de outros materiais que não resistiram ao tempo, passaram a conter mensagens, ordens, impostos e até elogios e poesias (?).
A invenção do papel em seus formatos primitivos (papiros, rolos e possivelmente até folhas de plantas) criou condições para o registro de pensamentos religiosos, militares e até administrativos. Gradativamente o ser humano se deixou conquistar pelas maravilhas da natureza (dentro e fora de si) passando a fazer o que podemos chamar de literatura, obras de arte, expressões de alegria, admiração, tristeza, medo, júbilo, pesar...
O senso estético, via de regra definido pelos mais fortes, ganhou espaço assim como a coragem para registrar sentimentos mais profundos.
O papel e técnicas de impressão mudaram a história da humanidade. Nada mais difícil de combater do que pensamentos, ideias, utopias, sonhos e vontade de construir um mundo diferente, principalmente quando esses pensamentos descobrem formas de propagação, furando censuras e punições.
Registrar, escrever, propagar pensamentos, técnicas, ciências exatas e inexatas ganharam um impulso irresistível...
Maravilhosamente estamos no século 21 quando todos, com poucas exceções, podem (e mais e mais) dizer o que pensam e mostrar suas propostas à Humanidade inteira. Quantos vão se interessar pelas nossas escritas? Não sabemos, não saberemos nunca, mas se tiverem algum valor poderão influir na vida de alguém capaz de acrescentar mais palavras, enriquecendo nossas teses e sonhos.
Falando tecnicamente temos o mundo WEB, a internet. Nesse espaço as mensagens, textos, livros, filmes... surgiram com palavras e objetos novos: blogs, You Tube, redes sociais, WhatsApp, telefones celulares ... que filmam, fotografam, mandam mensagens escritas e orais de toda espécie assim como via computadores em inúmeros formatos.
Qualquer pessoa tendo liberdade, poderá escrever.
Sobre qualquer tipo de papel podemos escrever qualquer coisa, de um palavrão a tratados de filosofia.
Mais ainda, nesses tempos modernos podemos gerar arquivos de valor imensurável para nossos descendentes.
Como é bom existir, lembrar, escutar a voz, ver a imagem, as letras e textos daqueles que se foram há muito tempo. Isso era difícil, caro, complicado; agora, contudo, temos os blogs e portais onde poderemos guardar durante muito tempo o que desejarmos.
Podemos usar o tempo que dispomos para muitas coisas dentro do espaço que tivermos. Grandes líderes e pensadores produziram obras primas, eternas, até o último momento de vida em alguma prisão ou esperando o momento de morrer no cadafalso. São pessoas que conquistaram o respeito e a eternidade entre nós.
A vida complexa é uma escola, ensina muito. Todos podemos e, na nossa opinião, devemos transformar o que aprendemos em lições ou exemplos de vida. Se de alguma forma se um ser superior existe e é responsável pela nossa existência Ele deve pretender que sejamos úteis a todos aqueles que Ele criou.


Cascaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário