No blog http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com.br/ encontrará o meu espaço web

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EAD e seus formatos



O Brasil tem quase duzentos milhões de habitantes.
Os mais carentes estão distantes das boas e grandes universidades públicas.
Além deles existem, até no meio das cidades, milhões de brasileiros com tremendas dificuldades de disponibilidade de tempo e dinheiro, mobilidade, acessibilidade e da falta de educação em geral.
Estamos derivando para a caridade básica quando poderíamos ter a caridade de ensinar a pescar e colocar em todos o desafio de trabalhar, afinal temos janelas legais (leis a favor da PcD, por exemplo) importantes e nosso país parece demarrar num planeta assustado e quebrado com as sacanagens da banca e do cassino internacional.
Simplificando rituais de formação de profissionais e viabilizando material didático, usando intensivamente a tecnologia de comunicação que se aperfeiçoa dia a dia, usando merchandizing e/ou simplesmente subsidiando a produção disso tudo há como atingir quase 100% de nosso povo.
Estou falando dos jovens que agora têm uma cabeça muito diferente da existente sobre o pescoço dos antigos (no Brasil escravagista, sempre procurando e fazendo escravos).
O EAD oferecido de forma funcional e dentro de nossa realidade é uma tremenda arma nessa guerra contra a ignorância e o desemprego e a falta de formação profissional.
Obviamente, se tivermos realmente boas universidades, elas continuarão imbatíveis e delas poderemos ganhar centros de EAD e material de estudo que todos precisam, além de polos de certificação, laboratórios, consultores etc.
Parece-me que estamos caminhando nesse sentido.
A esperança é que isso tudo seja acelerado ao máximo.
E como também não podemos esquecer, evitar deslocamentos é fundamental.
Vide http://jcbcascaes.blogspot.com/2010/03/o-nao-transporte.html 
Abraços

Cascaes
15.11.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário